Voltar para a lista
Título Autor Data Formato Tema

»PLANEAMENTO DO TERRITÓRIO: METODOLOGIAS, ACTORES E PARTICIPAÇÃO«

  • Mota, José Carlos (coord)

2014

Livro

  • Outros Temas

Mota, J.C. (2014) "Planeamento do Território: Metodologias, Actores e Participação”. Tese de Doutoramento, Universidade de Aveiro

Esta publicação sobre "Planeamento do Território: Metodologias, Actores e Participação” é a tese de doutoramento em Ciências Sociais realizada na Universidade de Aveiro sob a orientação do Professor Jorge Carvalho.

O  trabalho realizado permitiu concluir que o papel dos diferentes actores e a forma como foram tidos em conta os seus meios disponíveis e as suas motivações foram determinantes nos resultados alcançados nos contextos analisados. Num conjunto de experiências, o envolvimento dos actores visou fortalecer o quadro social e institucional de apoio, o fomento à criação de plataformas de diálogo e colaboração, de valorização de diferentes formas de conhecimento (técnico-científico e “local”) e a mobilização para a construção de políticas ou para a validação do processo de decisão. Noutro conjunto de experiências, o entendimento da participação dos actores foi desvalorizado, produzido de forma burocrática, sem o devido reconhecimento das suas motivações e valorização dos meios disponíveis, sem um adequado envolvimento, o que conduziu a situações de elevada conflitualidade, fragilização e descredibilização do exercício de planeamento e a resultados que contrariam os objectivos inicialmente definidos. Neste contexto, parece pois confirmar-se a hipótese de que as metodologias de planeamento onde a participação dos actores é considerada de forma explícita, coerente e consequente, condicionam de forma clara o envolvimento e alinhamento dos actores e determinam os resultados do planeamento do território.

Download

(externo)

Considere fornecer-nos alguns dados sobre si.
​Nenhum campo é obrigatório.





Edição:

Universidade de Aveiro