Voltar para a lista
Título Autor Data Formato Tema

»Planeamento de Equipamentos Locais«

  • Carvalho, Jorge;
  • Marinho, Rita

2013

Livro

  • Planos e Planeamento;
  • Pol. Solo, Perequação, Execução;
  • Infraestruturas, Equip. e Mob.
Este livro versa sobre Planeamento de Equipamentos, assumido como parte integrante (e importante) do Ordenamento do Território.
Os equipamentos prestam serviços à população e contribuem para o desenvolvimento e competitividade de cada local. Influenciam dinâmicas de ocupação, processos de sociabilização e fluxos de tráfego. São, inequivocamente, elementos estruturantes do Território. Não deveriam implantar-se de forma casuística, a sua existência e localização deveriam ser planeadas.
Em tal planeamento há que considerar a função, a especificidade e a necessidade de cada equipamento, de per si. Mas a localização deve decorrer de uma visão integrada da ocupação do território, visando a minimização de deslocações e a criação de sinergias funcionais e vivenciais.
O âmbito adequado para planear equipamentos é o da elaboração de planos de ordenamento que, pela sua própria natureza, não podem deixar de assumir essa visão integrada. Abordagens apenas sectoriais (como aconteceu recentemente em Portugal no planeamento de equipamentos educativos) são insuficientes e podem ser nefastas.
Este livro incide especialmente sobre Equipamentos Locais, associáveis à escala do bairro e a cerca de 3000 pessoas. Identifica e tipifica cada um destes equipamentos. Formula uma metodologia para os planear, partindo das existências e do cálculo de necessidades e visando Centros Locais atrativos e animados.

Uma nota final: o essencial do texto foi escrito em 2008, sendo que por vicissitudes várias só agora é editado. Para tal, foi objeto de revisão e de alguns ajustes decorrentes de alterações legislativas, nomeadamente sobre equipamentos escolares. Agradecemos a contribuição, em tais tarefas, da Ana Blanco e do Gil Ribeiro. 

Adquirir

(externo)

Considere fornecer-nos alguns dados sobre si.
​Nenhum campo é obrigatório.





Edição:

Jorge Carvalho/ Bubok

Ver Também: